O SEGURANÇA DE CONDOMINIO

 

CONDUTA E POSTURA DO SEURANÇA DE VIDAS HUMANA (PORTEIRO):

SENTADO: Orienta-se, evitar sentar-se com a cadeira entre as pernas, nunca ficar de costas pra rua, não sentar-se com a cadeira inclinada contra a parede ou de forma que lhe proporcione insegurança;

DE PÉ: Evite. colocar os pés na parede da guarita, evite ficar de costas pra rua, sentar-se na bancada da guarita, não saia do seu limite de trabalho (portão ou gradil), salvo se for em caso de extrema necessidade;

DURANTE A JORNADA: Evite. ler jornais, revistas, ver televisão, ouvir som com fone de ouvidos, ficar batendo papo através do interfone ou pessoalmente, pois todo e qualquer procedimento que disperse sua atenção, estará colocando sua vida e a dos condôminos em risco logo, tem que ser abolido (nunca se fazer).

BRINCADEIRAS COM OS COLEGAS: Devemos evitar as brincadeiras do tipo gozação, palavreados, gírias, etc., pois tal procedimento, implica em ato de molecagem, repercutindo negativamente. Alem do que nem sempre o colega estará disponível para brincadeiras e dependendo da situação até mesmo, ser motivos de confusão (briga).

ENVOLVIMENTO COM SECRETARIAS: interessante é evitarmos o envolvimento, tanto pessoalmente como por meio de interfone. Pois embora se encontrando fora (na rua), nada impede que no dia a dia ambos estando no condomínio, venham está se comunicando ainda que por interfone e ou se encontrando as escondidas em áreas comuns, ou até mesmo na unidade quando da ausência do condômino. O que diga se de passagem, pode caracterizar uma invasão de domicilio CRIME previsto no CÓDIGO PENAL.

ARTIGO 150: Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra vontade expressa ou tácita de quem direito, em casa alheia ou em suas dependências: PENA – Detenção, de 1 (um) á 3 (três) meses ou multa.

DA APRESENTAÇÃO: Procure apresentar-se sempre uniformizado, com a camisa passada, composta de todos os botões, devidamente lavada e por dentro da calça, não se esquecendo do cinto de cor preta. A gravata também lavada e passada, atentando para o zíper que não pode e nem deve ficar aberto. Quanto ao sapato, orienta-se passar pasta ou tinta regularmente, devendo-se, também usar meias de cor preta ou azul marinho, não se esquecendo do crachá e muito menos do colete ou paletó se tiver.

DA APARÊNCIA E HIGIENE PESSOAL: De nada adianta, atentarmos para a questão do fardamento e não tomarmos banho todos os dias, escovarmos os dentes, colocarmos desodorante, cortarmos as unhas, pentearmos e cortarmos os cabelos, fazermos barba todos os dias, apararmos os pêlos do nariz e bigode se tiver. 

 

O INTERFONE:

Aparelho de intercomunicação, indispensável, como equipamento de segurança que facilita a comunicação encurtando a distância entre condômino (unidades) e Portaria;

CUIDADOS: Não deixá-lo bloqueado impedindo a comunicação da unidade com a Portaria ou vice versa. Esta situação torna-se corriqueira, principalmente se o aparelho na unidade, é deixado fora do gancho; ou posicionado indevidamente.

COMO PROCEDER: Em tal situação é interessante solicitar que um funcionário, ou o próprio porteiro, deixando outro na portaria, dirija-se até a unidade e participe ao condômino, pedindo para que seja colocado o interfone no gancho, ou se preferir, não tendo como desenvolver tal alternativa pode acionar uma unidade vizinha solicitando que faça o favor de pedir para colocarem no gancho.

EM CASO DE DEFEITO: Deve a portaria, ao tomar conhecimento imediatamente fazer contato com a empresa ou responsável pela manutenção e informar do defeito a unidade correspondente. Feito isso, faz se a devida ocorrência, mencionando o nome da pessoa com quem foi feito o contato na empresa, qual a posição, data, hora etc. Após estas medidas, deve se comunicar ao condômino as atitudes adotadas e apresentar-lhes sugestões quanto ao modo de proceder, no caso de chegar visitas enquanto o interfone não voltar a funcionar.

SUGESTÃO 1: Tendo um funcionário disponível, com um radio comunicador, solicite que vá até a unidade, comunicando-o da presença do visitante.

SUGESTÃO 2: Quando não houver quem deixar na portaria, sugere-se a unidade que indique um vizinho, para que possa utilizá-lo como meio de comunicação entre a portaria e a unidade do interfone com defeito.

Nota: mesmo o condômino indicando, deve a portaria participar a unidade indicada, independente da posição, dá retorno para a unidade que a indicou. Faz-se necessário uma 2º indicação, para o caso da unidade indicada, não se fazer presente quando da chegada de uma visita.

SUGESTÃO 3: Pode-se também, caso o condômino concorde e o condomínio possua; utilizar o telefone como meio de comunicação entre a unidade e a portaria. Lembramos que as alternativas 2º e 3º são ideais para o caso de haver um só funcionário, principalmente á noite. Ressaltamos que nenhuma destas alternativas exclui a necessidade do registro no Livro de ocorrência.

IMPORTANTE: Essas medidas, visam fazer com que a portaria, possa na ausência ou presença do ADMINISTRADOR, tornar-se mais atuante na tomada das decisões. Pois estando certo do que fazem e fazendo de forma segura, ninguém irá recriminá-los e sim sentir se seguro por ter uma equipe eficiente e atuante.

ATENDIMENTO DE INTERFONE: Ao falar ao interfone, Fala-se Portaria: Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Pois não, Em Que Posso Servi-lo./ Ajudá-lo.

Feito o atendimento, e sendo pra falar com outra unidade, informe o (a) solicitante, o procedimento orientado como fazer a comunicação entre as unidades.

Caso for pra dar algum recado, procura-se saber com quem deseja falar o nome da pessoa com quem estamos falando, chama-se a unidade desejada e procura-se pela pessoa mencionada, ao atender, informe o nome e apto da pessoa que deseja se comunicar com a mesma e ou recado que lhe solicitou.

NOTA: ao procurar pela pessoa estamos deixando claro que a comunicação, é com uma pessoa especifica porem, ainda que seja a secretaria ou a pessoa não esteja, deve-se passar o recado.

ATENDENDO O CONDÔMINO PESSOALMENTE: Cumprimente-o com os seguintes termos: Sim Senhor, (a), Doutor (a). Em que posso ajudá-lo (a), mantenha-se de pé com a cabeça erguida, olhe nos olhos, com as mãos se possível pra traz das costas, ou na frente, nunca nos bolsos, cruzadas, ou coçando-se, pois tal procedimento, denota descaso, falta de respeito e de compromisso com seu trabalho.Se houver necessidade em afastar-se por algum motivo como atender o interfone ou outro qualquer, peça licença e ao retornar peça desculpas e solicite que continue o assunto.