PARA OUVIR O VIDEO, CLIQUE SOBRE O MESMO
IMPORTANTE: Acima, temos 01 video e 02 modelos de portaria que em muito contribui para o nosso comentario sobre o que consideramos uma portaria IDEAL.
A PORTARIA:
Esta sem dúvida é o centro das atenções de um condomínio, POSTO DE SEGURANÇA onde é feitos os contatos pra quem entra, pra quem está dentro e para quem sai. Também é vista como cartão de visita do CONDOMÍNIO.
CONSIDERAÇÕES:
Diante do exposto, convém observarmos alguns detalhes como:
LOCALIZAÇÃO DA GUARITA: Quanto menos exposta (próxima ao passeio) melhor! Preferencialmente que seja recuada pra dentro do GRADIL, MURO OU OUTRO LIMITE, que tenha saída de emergência tipo: uma porta nos fundos proporcionando ao PORTEIRO uma saída em linha RETA, e nunca pelas laterais pois isso proporciona a facilitação da ação dos MELIANTES; que pode, até mesmo alveja-lo. Melhor ainda, se tiver vidros e portas blindadas com um passa volumes evitando o contato direto do SEGURANÇA DE VIDAS HUMANA (PORTEIRO) com os entregadores. Se possível, que tenha PORTÕES de acesso e saída de VEÍCULOS, e de PEDESTRES separados proporcionando, entrada e saída dos condôminos independente dos VISITANTES em geral.
PRESERVAÇÃO: Ambiente fechado não proporcionando condições de contato direto entre o visitante e o SEGURANÇA DE VIDAS HUMANA (Porteiro);
VIDROS: Revestido com INSULFILME (película solar) proporciona maior segurança por impedir a visibilidade de fora pra dentro e contribui para a preservação da identidade do porteiro (Segurança de Vidas Humanas).
EVITAR: Arvores, Postes de Iluminação, Entulhos e Outros encostados aos muros, portões e grades. Pois proporciona facilidade de acesso ao interior do condomínio sem que o invasor seja visto.
A instalação de equipamentos de SEGURANÇA como: cinta de segurança com dispositivo de alarme, concertinas, câmeras ou outros, ajuda e muito na segurança da extensão do entrono.
ILUMINAÇÃO EXTERNA: Além da publica, convém instalar refletores iluminando pra fora de forma que proporcione uma melhor visibilidade da frente da guarita para a rua.
QUANDO MURADA: Atentar para que o mesmo não seja curvado dificultando a visibilidade, e facilitando a ação de meliantes, que caminhando encostado ao muro, pode surpreender só sendo visto já próximo ao porteiro. Não deixar de revestir com massa de cimento, pois do contrário, proporciona facilitação mesmo havendo cinta de segurança ou cerca elétrica, uma vez que o meliante, pode abrir um buraco no muro, vindo a entrar sem ser visto ou detectado pelo sistema.
A INSTALAÇÃO DO PORTEIRO ELETRÔNICO: (VIVA VOZ) implica em mais segurança, porém cabe a portaria, orientar e só atender aos visitantes através do mesmo, pois são muitos os visitantes que não sabem dessa finalidade. Por tanto, deve o porteiro orientar o visitante a dirigir-se ao VIVA VOZ, a fim de que a comunicação seja feita. Só permitindo adentrar (passar do portão principal), depois de autorizado pelo condômino, (pessoa procurada).
MONITOR DE CIRCUITO FECHADO: Ideal para visualização das áreas cobertas palas câmeras e facilita na tomada de ação em temo real. Porém, requer alguns cuidados como:
1º. Da localização: deve ser colocado a frente do (Segurança de vidas humana) e nunca de lado, acima da cabeça, ou em suas costas. Pois, este deve estar sempre condicionando o porteiro a desenvolver suas atividades sem desviar sua atenção do monitor.
2º. Procurar sempre acompanhar pelo monitor o acesso de pessoas ao condomínio, mais, vale ressaltar que a gravação, é que faz a diferença; principalmente em mudanças ou transportes de volumes, que possam causar danos as cabinas dos elevadores etc.
3º Á noite, procurar controlar o brilho (luminosidade) para não trazer risco, devido a possibilidade de um meliante ser atraído pensando tratar se de uma televisão.
DA PORTARIA ABERTA: Tal procedimento, implica no acesso de pessoas não autorizadas, e ainda podendo se apossar de: jornal, revista ou qualquer outra coisa pra ler, sem contar que existe o risco do sumiço de correspondências, ou outro objeto dentro da portaria, comprometendo ainda mais ao Porteiro que poderá, dependendo da situação, responder pelo CRIME de extravio ou violação de correspondência .
DA CONSERVAÇÃO: Quanto a este assunto, destacamos a questão da pintura, que em geral fica toda suja devida os pés dos funcionários, encosto de cadeiras nas paredes, etc.
DA HIGIENIZAÇÃO: de nada adianta considerarmos outros itens, e ignorarmos a HIGIENIZAÇÃO por tanto, é necessário conservá-la sempre limpa até porque, você fica durante todo o PLANTÃO dentro da PORTARIA Pensar que a limpeza é obrigação do servente está certo, porém mantê-la limpa compete ao Porteiro (SEGURANÇA).
DA ORGANIZAÇÃO: Esta sem dúvida, é uma questão que mais se desprezam em uma portaria, pois é comum encontrarmos, livros de ocorrência, correspondência, chaves e outros, fora do seu devido lugar, o que implica em aborrecimento de condôminos e outros, que ao procurarem por alguma coisa, tem que esperar até ser encontrada causando assim aborrecimento e consequências que vão desde um simples desabafo á outros do condômino etc.
COMO VER: a Portaria, não é apenas um setor do condomínio e sim, um dos mais, ou o mais importante!