PORTA CORTA FOGO, CORRIMÃO E ESCADARIA

  

 

 

A ESQUERDA TEMOS A ANTECÂMARA DANDO ACESSO AO HALL E ESCADAS.

 

A DIREITA TEMOS A PORTA CORTA FOGO COMPONDO A ANTECÂMARA.

 

 

 

 

 

DAS ANTECÂMARAS E PORTAS CORTA FOGO

Das utilidades / Cuidados

Espaço composto de duas portas corta-fogo interligando as escadas com a área social tem como estrutura as paredes do edifício indo até o topo com uma pequena abertura servindo para captação de ar (ventilação) até o ultimo andar; proporcionando uma leve e ligeira corrente de ar (ventilação) para os espaços (antecâmaras) em cada andar.

Importante: alguns condomínios erroneamente, utilizam esse espaço para colocar lixo, baldes, bicicletas ou outros. Porem, quem assim o faz ou permiti, está cometendo um erro gravíssimo, pois o espaço chamado antecâmara ou saída de emergência, é a única via de fuga dentro de um prédio em situação de incêndio. Sendo assim, não pode e nem se deve ocupar com nada que impeça a sua abertura de forma a possibilitar mais de uma pessoa a passarem de uma só vez. o que é difícil em uma situação normal e com o espaço desobstruído. Imaginem em uma situação de emergência todos querendo sair ao mesmo tempo é impossível.

Além disso, esse local deve se manter sempre (limpo) pois trata-se do local mais seguro em um condomínio para que se possa aguardar por socorro. Pois uma vez fechada as portas, ela retém as chamas, evita a penetração de fumaça, proporciona condições de oxigenação no ambiente devido sua capacidade de captação de ar no topo do edifício e com isso a possibilidade de sobrevivência e sem queimadura, e intoxicação por aspiração de fumaça.

Nota: Assim como se deve ter cuidado para com o espaço chamado antecâmara, também devemos atentar para as portas corta fogo pois de nada adianta, termos os espaços em condições de uso se as portas não estiverem em condições. Por isso, não descuide da manutenção das maçanetas, dobradiças, e da própria porta.

Dos corrimões e Escadarias

Cuidados x Utilidades:

Devemos observar para que nenhum esteja solto ou parcialmente solto proporcionando a queda ou escorregão de quem dele se utiliza como: crianças que costumam pendurar-se ou pessoas idosas que ao descerem ou subirem escadas, façam uso desse equipamento principalmente em uma situação de emrgencia.