Translate this Page
Ultimas Atualizações
PARA RAIOS  (07-03-2024)
SINALIZADOR NOTURNO  (07-03-2024)
ALIMENTAÇÃO ELETRICA  (07-03-2024)
SEGURANÇA
SEGURANÇA É:
CERTEZA DO QUE SE FAZ
FAZER O QUE MANDARAM
FAZER DO MEU JEITO
CERTEZA DE COMO SE FAZ
FAZER POR INTUIÇÃO
CERTEZA DO PROQUE SE FAZ
FAZER POR FAZER
1,4 e 6 ESTÃO CORRETOS
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (468 votos)

ONLINE
1





 

 


PARA RAIOS

 

                                

Do Para Raio e Sua funcionalidade:

Da finalidade / Cuidados

A cima, vemos um modelo de para raios que normalmente é instalado no topo dos condomínios verticais. Fazendo com que os raios uma vez atraídos por ele, sejam descarregados em terra por meio dos cabos condutores e isolantes evitando que atinja o condomínio.

 A zona de atuação do pára-raios faz um ângulo de 55º com a ponta do captor formando um cone de segurança.

 Mas, atenção: o único tipo de pára-raios permitido é o "Franklin", já que o "radioativo" está proibido desde 1989.

 RAIOS

 Um raio, relâmpago ou corisco é talvez a mais violenta manifestação da natureza. Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto:

125 milhões de volts
200 mil ampères
25 mil graus centígrados

Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão. Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo. No Brasil, nas regiões Sudeste e Sul, a incidência é de 25 milhões de raios anualmente, sendo a maior quantidade, no período de dezembro a março, que corresponde à época das chuvas de verão. Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras.

A maioria das vítimas são atingidas ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão. Num destes casos (janeiro de 1994) dez pessoas foram feridas por um raio enquanto se abrigavam sob duas barracas de praia em Ipanema. Todas sofreram queimaduras de primeiro grau e foram jogadas para longe; uma barraca foi despedaçada e sua dona ficou com as roupas rasgadas. As vítimas tiveram que ser carregadas para o Hospital Miguel Couto, onde se recuperaram e foram liberadas.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Como nem sempre se pode contar com a proteção de um para-raios é conveniente saber que, durante uma tempestade:

É extremamente perigoso ficar em espaços abertos, praias, botes, topo de elevações e embaixo de árvores;

É também perigoso estar próximo a torres e redes de alta tensão, cercas metálicas, varais de roupas, num carro com a porta ou a janela aberta, sobre um cavalo ou um trator, dentro de casa frente a uma janela aberta;

O refúgio mais seguro é uma construção sólida protegida com para-raios grande prédios sem para-raios, automóveis com janelas fechadas, cavernas, um grupo de árvores (bosque);

Dentro de casa: afaste-se de objetos metálicos, janelas, portas abertas; não fale ao telefone, não tome banho, desligue aparelhos elétricos das tomadas;

Em muitas ocasiões, durante uma tempestade, uma pessoa pode sentir que vai ser atingida por um raio, porque a pele começa a formigar e os pelos do corpo se eriçam. Se isto acontecer, não deite no chão, apenas se agache, assumindo a posição de segurança mostrada na ilustração. Se houver um grupo de pessoas, elas devem se espalhar rapidamente.