Translate this Page
Ultimas Atualizações
PARA RAIOS  (07-03-2024)
SINALIZADOR NOTURNO  (07-03-2024)
ALIMENTAÇÃO ELETRICA  (07-03-2024)
SEGURANÇA
SEGURANÇA É:
CERTEZA DO QUE SE FAZ
FAZER O QUE MANDARAM
FAZER DO MEU JEITO
CERTEZA DE COMO SE FAZ
FAZER POR INTUIÇÃO
CERTEZA DO PROQUE SE FAZ
FAZER POR FAZER
1,4 e 6 ESTÃO CORRETOS
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (468 votos)

ONLINE
1





 

 


DISTRIBUIÇÃO HIDRAULICA

A DISTRIBUIÇÃO HIDRÁULICA E SUA FUNCIONALIDADE

 

Hidrômetro Geral (EMBASA)

Assim como a Energia, tem alimentação da subestação e vem de uma fonte externa; o mesmo ocorre com a água, a válvula (que é o (registro da EMBASA), acoplada a um hidrômetro geralmente localizado no passeio externo do condomínio. É quem abastece o reservatório inferior. Funcionando, como registro geral de alimentação. 

Alimentação do reservatório inferior

A água é conduzida pelo registro geral, vindo por meio da tubulação e despejada no reservatório inferior, por meio de uma torneira-bóia flutuante, que controla tanto o reabastecimento como o fechamento, abrindo e fechando de forma automática proporcionalmente a elevação do nível da água (necessidade).

Da bomba de recalque / Reservatório Superior X Automação:

Estando o reservatório inferior abastecido (cheio), ou num nível que proporcione a elevação da boia de nível á ficar na posição horizontal, e o reservatório superior com o nível BAIXO que proporcione a sua boia de nível á está na posição vertical. O sistema de automação entende que o reservatório superior está pedindo água e que o inferior pode mandar, então a bomba é acionada alimentando o superior enquanto que o inferior é simultaneamente reabastecido (complementado) pelo hidrômetro e tão logo é completado o nível do superior á bomba deixa de funcionar (desligando automaticamente).

 

Porém, pode acontecer do reservatório superior pedir e a bomba não mandar mesmo tendo água no reservatório inferior. Bastando apenas que falte água no hidrômetro não completando o nível e ou, que o cabo da boia de NIVEL do reservatório inferior esteja curto fazendo com que a bóia mantenha se na vertical com isso, o sistema de automação não atuará impossibilitando o funcionamento da bomba.

Da mesma forma, se o reservatório superior embora vazio (pedindo água) tiver com o fio longo fazendo com que a bóia se mantenha na horizontal, ainda que o reservatório inferior esteja cheio, e com sua bóia na horizontal; a bomba não atuará; Fazendo com que seu reservatório superior, esteja sempre com o nível baixo. Ou seja, é necessário estar atentos para posição das bóias e o nível de água dos reservatórios, para que os mesmo funcionem adequadamente.

Do Funcionamento da Bomba no Manual:

Existem duas maneiras de colocarmos a bomba para funcionar no manual: virando a chave reversora no quadro de comando para o manual ou então, com a mão coloque o automático de nível pra fora e deixe deitado na posição horizontal isso, fará com que a bomba atue mais só irá ocorrer, se o superior tiver pedindo (com o automático na posição vertical).

Da mesma forma, ocorre com o automático de nível do reservatório superior, se o inferior estiver abastecido ou num nível que deixe o seu automático de nível na posição horizontal (deitada), basta pegar a do reservatório superior e colocar na posição vertical pra que a água suba.

Do reservatório superior:

Diferente do inferior, ele não tem a bóia flutuante controladora do nível e abastecimento da água. Mas, tem no automático de nível, todo o controle de funcionamento e limitação do nível de abastecimento.

Da higienização e lavagem dos Reservatórios:

Existem condomínios, que ao invés de contratar uma empresa para tais atividades, convoca um funcionário enquanto outros não o fazem temendo o funcionário questionar na Justiça por acumulo de funções. Porém, o que devemos considerar são questões como: Saúde Publica e Segurança; Pois fazendo os serviços de Lavagem dos Reservatório e Dedetização, com uma Empresa especializada esta fornecerá um certificado de garantia, respaldando o condomínio o direito de poder aciona-la em caso de inspeção pela Vigilância Sanitária ou outro, Assim como no caso de situações ou reclamações envolvendo condôminos.

Enquanto que com o funcionário, quem responde direta e indiretamente, é o condomínio.

Do barrilete inferior (se tiver) e sua distribuição

Esses, normalmente localizado em locais como: playground ou garagens, tem como finalidade facilitar na distribuição da água que passando por uma válvula redutora de pressão, alimenta as unidades dos andares mais baixos como: 1º ao 10º dependendo da altura do condomínio. Proporcionando assim a solução de problemas sem necessidade de subir para resolver. Bastando apenas, saber o numero da unidade, a área da unidade que apresentou o vazamento, a coluna correspondente, e agir com segurança.

Do barrilete superior e sua distribuição

Assim como o inferior, esse também tem como função fazer a distribuição de água das unidades em condomínios verticais desde que estejam todos identificados separando os registros por andar e unidades compostas por áreas como: área de serviço, lavabo se tiver, suítes, e outros. Sendo alimentados até um determinado andar. Nesse local, também encontramos os registros (válvulas) de alimentação dos hidrantes de incêndio.